Bíblia ou tradição?


Devemos estudar mais a bíblia para formarmos opinião segura sobre as coisas de Deus. Nenhum líder pode ficar acima da posição que Deus o colocou. Todo aquele que quer ser o maior seja o que serve. Jesus esteve entre nós e agiu dessa forma, servindo à humanidade.

A tradição, nunca, nunca foi e nunca será juiz para nossa causa. A salvação da vida de um ser humano é coisa muito séria, para se apoiar em terreno tão instável. Foi por essa razão que Jesus se ofereceu como preço pelo nosso pecado. Então, apoiar a nossa salvação pessoal na ideia que derive de um único homem, ou de todos os homens do mundo, como possa ser chamada a tradição, é querer ir para o buraco.

Nesse sentido, foi que Deus usou homens para transcrever sua vontade. Havia, porém, uma régua para medir a natureza da transcrição. Isaías 8:20 - À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. E para que não houvesse possibilidade de adulteração, a lei foi ditada e escrita pelo próprio Deus.

Se todos nos contentássemos com a escrita de Deus, não teríamos tantas controvérsias quanto ao que achamos que Deus queira ou não. Não, não deveríamos achar alguma coisa. Se seguíssemos o caminho seguro, teríamos certeza do que Deus quer, pois Ele o expressou claramente.

Não permitamos que tantas almas desçam ao sepulcro em ignorância quanto ao que Deus queira delas. Elas talvez, até se salvem, por serem vítimas da arrogância manifestada na maior parte daqueles se acham sábios. Mas esses que se acham grandes, talvez se surpreendam ao serem achados pequenos pelo grande Juiz, por não terem seguido o conselho infalível: Mateus 5:17 a 19 - Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.


Catende, 31 de outubro de 2023.